COLUNA DA SEMANA



Tecla SAP

Olá, caríssimos (vadios) visitantes deste blog.


Após um período de acentuada escassez de idéias, cá estou para mais uma coluna.

Como vocês já devem ter percebido (ou não), eu gosto de escrever sobre coisas que me deixam indignado. E, nesta nossa sociedade contemporânea, uma coisa que tem me deixado aborrecido com certa freqüência é a tecla SAP.


Para quem não sabe, a tecla SAP é a mais maravilhosa invenção da humanidade, desde o controle remoto em si. Pesquisando no bom e velho Google, descobri que SAP é a sigla para “Second Audio Program”.

Em termos simples, ela permite que você assista a um filme, seriado, ou o que quer que seja, com o seu áudio original. Sendo curto e grosso, é o fim da famigerada dublagem!! =D

E, se um televisor tem tecla SAP, é de se esperar que ele também tenha um botão que habilite as Closed Captions. Estas são as legendas “escondidas” (indicadas para pessoas surdas), onde constam por escrito diálogos e sinalizações em geral a respeito do som que acompanha uma cena (“música suave”, “vidros quebrando”, “pássaros cantando”, e coisas do tipo).

Bom, deixando pra lá este papo técnico, vamos aos fatos: é ótimo poder ver um filme e/ou seriado em sua língua nativa, mas, infelizmente, há alguns canais de TV aberta (não vou citar nomes) que ainda não disponibilizam este benefício. E, o que é ainda pior, há também aquelas que MENTEM para seus telespectadores, sinalizando que há SAP em seus programas, quando na verdade não há!



É triste você se empolgar achando que vai poder curtir aquele seriado bacana em seu idioma original, e, de repente, a tecla SAP não responde e você tem de aturar a versão dublada.

Se você já viu as duas versões (original e dublada) de algum seriado humorístico (Friends é um ótimo exemplo), sabe que muitas piadas se perdem na dublagem. Há expressões e gírias que não há como traduzir, e/ou só tem graça em inglês, isso é um fato!

Antes que os nacionalistas venham me encher o saco, eu sei que a dublagem brasileira é uma das melhores do mundo, e blá blá blá. Mas, eu quero ao menos ter a oportunidade de ESCOLHER se eu quero “prestigiar” ou não o trabalho dos nossos dubladores.

Aliás, antes que eu me esqueça, sempre tem quem diga “você deve valorizar o trabalho dos dubladores”. Lembre que, assistindo a um filme dublado, você NÃO está valorizando o trabalho original do ator, uma vez que grande parte da interpretação e da atuação nos é apresentada por meio da fala. =D

Acredite, ouvir o clásscio bordão “This is Sparta!” em português não tem a mínima graça...

Aliás, a irritante mania nacional de colocar astros e estrelas da TV para dublar filmes (e principalmente desenhos) é um indício do apocalipse. Atuar é uma coisa, dublar é outra, e são poucos os que fazem ambas as coisas bem (muitos deles não fazem nenhuma delas satisfatoriamente).

Enfim, não estou aqui para falar bem ou mal das dublagens (isso fica para uma coluna futura)... Estou aqui para reclamar das emissoras que não dão escolha aos espectadores, e daquelas que fingem dar escolha.

A programação da TV aberta já não é lá essas coisas, então, seria ótimo poder assistir aos (poucos) programas bons da maneira que se prefere.

Quem merece elogios? Aquela emissora do “a gente se vê por aqui”. Até onde eu sei, praticamente todos os filmes e seriados que ela passa podem ser vistos com SAP, e todos os programas (até as novelas) apresentam Closed Captions. Até os Simpsons dá para ver em inglês! =D



Já “a televisão que agradece o seu carinho” normalmente tem Captions, mas NENHUM filme ou programa tem SAP. E o pior, aquela outra emissora d’Os Mutantes (não lembro do slogan, he he), tem Captions, mas, muitas vezes indica a possibilidade de um SAP que NUNCA funciona. E, antes que digam, não é só aqui em casa, não!

Para que me serve legendar um programa dublado, se eu não sou surdo?!?

É muita cara-de-pau! =P

Vale lembrar que estas duas últimas emissoras citadas transmitem a maioria dos seriados famosos, como Supernaturals, CSI, Smallville, Dr. House, The O.C., e muitos filmes igualmente bons.

Em plena era da televisão digital, e coisa e tal, seria ótimo se nós, telespectadores pudéssemos participar um pouco mais da programação, e tivéssemos um pouco mais de liberdade e autonomia sobre aquilo que assistimos, principalmente quando se trata de produto estrangeiro.

SAP já! Por uma TV aberta mais democrática! =D


P.S. Assim que eu tiver outro assunto que me revolte, voltarei a escrever. =)


Rodrigo Nascimento Pscheidt – Jornalista, Cinéfilo, Nerd, e Aspirante a Escritor. (Perfil do Orkut)




Essa semana a coluna tá show, e concordo palavra por palavra. Parabéns, e não deixe de colaborar com o blog, esperamos mais uma coluna semana que vem... hehe

DEME



Outros Posts:

Closet dos Sonhos
Mundial Fail
Chegada EMO
Orkut
Printei!


0 comentários:

Postar um comentário

Deixem seus comentários! Sem as chatas letrinhas de confirmação, mas moderado pra diminuir os trolls.

Galera, lembre-se de ajudar o blog. Entrem na Página inicial, todo dia tem post novo. Veja alguns dos parceiros!

Valeu!