SÁBADO, 22 DE NOVEMBRO DE 2008





Ótima dica do Zago, parceiro de trampo.

Vale a pena assistir esse domumentário. O assunto é sério, a maioria que visita o blog pode não se interessar mas temos que tomar consciência, ter uma posição sobre o assunto e fazer a nossa parte.

Nos próximos dias vou postanto o restante do documentário, mas quem quiser já dá pra assistir tudo através desse primeiro mesmo.

O Zago escreveu essa "sinopse" :

Esse documentário é uma pequena amostra das formas de coerção que o sistema capitalista nos impõe por meio da globalização. Como somos cooptados a não pensar criticamente e aceitar de forma passiva a falta de liberdade, ele propõe uma interpretação do mundo contemporâneo, em que realça o papel atual da ideologia na produção da historia e mostra os limites do seu discurso frente à realidade vivida pelas maiorias das nações. A tirania da informação e do dinheiro são apresentadas como pilares em que o progresso é aproveitado por um número reduzido de atores globais.

Por mais que acreditemos ser indivíduos pensantes, não somos, pois somos simples reprodutores de ideologia da classe dominante. Como o mestre Milton Santos costumava dizer “a maior coragem, nos dias atuais, é pensar”.

Fica ai a oportunidade da reflexão.






6 comentários:

Anônimo disse...

olha amigo, muito interessante esse pensamentozinho, mas uma coisa eu pergunto a todos:
será q esse tal "demonio" chamado Capitalismo eh tao ruim assim?
pensem.
nos vivemos num sistema economico em q vc realmente pode chegar a algum lugar com uma excelente ideia e uma boa qntidade de esforço (obvio, trabalho fisico nao necessariamente lhe tras recursos), concordo q existe a parte ruim (como em qualquer sistema) na qual gera a "desigualdade" social, mas raciocinem comigo, qualquer outro sistema provou-se totalemente ineficiente (quem nao se lembra da Uniao Sovietica) impondo uma estratificacao da sociedade (eu nao quero viver sustentado pelo governo, nao sou um invalido).
pode ser q o capitalismo nao seja o ideal ainda (concordo q eh cheio de falhas), mas até de fato surgir um melhor, ele ainda eh o ideal.
é o unico q me da alguma chance de ter tantos recursos qnto Bill Gates (os outro nao, vc nasce um fracassado e morre um fracassado).
tenho dito
Att Brunao

Anônimo disse...

Caro bruno,

Primeiro obrigado pela visita, volte sempre!

Seguinte, obviamente voçê não assistiu o vídeo, porque nele não está propriamente dizendo para que acabemos com o capitalismo, é fato que esse sistema é o que realmente funciona no entanto precisamos consertar os erros, que vc mesmo admite existir...

O vídeo mostra tudo que está de errado nesse mundo, como somos controlados por um sistema, não o capitalismo em si, mas da forma que ele nos é apresentado atualmente. Capitalismo selvagem.

mas enfim, vale a discussão, já é algo.

obrigado

Anônimo disse...

Olá..
Como citado anteriormente, é bom ver o video... Milton propoe "uma outra globalização", uma globalização socializada.
Concordo que o sistema capitalista é o que "esta funcionando", mas ele funciona para os que já tem, nao para os que estao nas franjas da sociedade, para os pauperizados.
E quando se fala em uniao sovietica, aquilo nao era um socialismo puro, era uma ditadura...e a revolução ocorreu no lugar errado.Deveria ter ocorrido em um pais que de fato fosse capitalista, coisa que ainda nao era.

E o sistema deseja que se pense da mesma forma que o colega ali em cima pensa, que o sistema fornece oportunidades.
O sistema é uma farça, é perverso e nao pensa no bem estar comum, caso tenha mais duvidas, pesquise sobre o consenso de Washington, ele é uma pequena amostra do que os paises ricos querem q os pobres façam, mas eles (paises ricos), nao aplicam a mesma coisa.

Bem...
pelo estamos refletindo e respeitando opinioes, isso é o que vale.
Saudações a todos.

Anônimo disse...

globalizacao socializada???
eh algo como "estou indo ao paraiso ver Deus???
desculpe, de utopia ja basta a biblia

Anônimo disse...

Isso é viavel....
Mas ele so coloca uma proposta, nada alem disso, pq todos sabemos que nao vai acontecer isso, e tbm temos ciencia que cada vez mais a exploração dos territorios e povos vai crescendo!!
Mas so com utopias podemos tentar engendrar alguma coisa para poder melhor...
Sem sonhos nao existem realizações.

Anônimo disse...

justo

Postar um comentário

Deixem seus comentários! Sem as chatas letrinhas de confirmação, mas moderado pra diminuir os trolls.

Galera, lembre-se de ajudar o blog. Entrem na Página inicial, todo dia tem post novo. Veja alguns dos parceiros!

Valeu!